quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sempre o "Meu"


Sentir que perdemos algo é a mesma coisa de dizer que detínhamos a posse desse tal algo.

Posse. Possessividade Ter em meu poder. Meu. 
♪ ♫ Eu só aceito a condição de ter você só pra mim... ♪ ♫
 
Por que queremos sempre reivindicar autoridade sobre tudo?

Se praticássemos o desapego evitaríamos tanto mal estar. Tantas desilusões. Não podemos ser donos das pessoas, e muitas vezes, nem mesmo das coisas. Pois assim como as pessoas, o que é material um dia se vai também. E pode acreditar, tem gente por aí que sente mais dor quando perde algum objeto do que qualquer pessoa no mundo.

Mas, penso que perder as coisas abstratas são bem piores. Essas machucam bem mais, chegam a transformarem-se em dor física.

Deveria ser fácil conviver com tudo sem criar laços de posse. Mas isso não deve ser humanamente possível. Só se realmente não tivermos o mínimo interesse. Quando realmente gostamos, quando aquilo nos faz bem, é normal querer colocá-los num lugarzinho surreal chamado sempre.

Com relação às pessoas, não podemos dizer que somos dono, apenas que por certo período de tempo foi compartilhado um pouco da nossa existência. Essa é a palavra certa, compartilhar! Não entregamos nada e nem ganhamos também, apenas há uma intersecção entre esse conjunto de casos e fatos que formam a vida de cada um.

Ter medo de perder deve ser em função do quão bom é o hoje e quão seria no amanhã.





Nenhum comentário:

Postar um comentário